Olá meninas! Este é um espaço
especial para socialização dos projetos de aprendizagem que vem sendo
realizados. Escreva, aqui, a sua experiência de investigação! Relate, também,
os resultados deste processo. Conte como foi, para você e sua turma, vivenciar
esta experiência. Este espaço é seu! Aproveite-o!!!!!!!!
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Clique no desenho e socialize seu projeto |
Neste semestre tive a oportunidade de acompanhar a aplicação de uma
investigação junto às crianças. Foi um momento muito especial! As crianças
demonstraram todo seu interesse e curiosidade a respeito de muitas coisas que
os cercam. Fizeram questionamentos instigantes, que realmente exigirão estudo,
pesquisa, reflexão, criação... Esta é a essência de um projeto: educador e
educando buscando ... construindo ... alçando novos voos ...
Desejo a todas que o projeto seja um sucesso e que possibilite sentir o “gostinho” deste tipo de
planejamento. Abraços, profª Valderis.
Observações:
- O espaço para os comentários deve ter no máximo 4.096 caracteres. Caso a postagem for maior que o número de caracteres devem ser feitas mais postagens (2,3 ..)
- Fotos ou outros arquivos podem ser enviados para os e-mails abaixo para publicação no blog.
- portal@castelinholajeado.com.br
- vilma_lema@hotmail.com
- gunterwust@gmail.com
19 comentários:
Olá gurias,meu projeto é sobre alimentação, então para despertar a curiosidade da turma, levei um saco preto, com estrelas brilhosas grudadas, para instigar a curiosidade. Expliquei que dentro do saco teria algumas coisas que eles nunca iriam descobrir,... então fui passando o saco e cada um foi apalpando ele e dava sua opinião do que pensava que tinha lá dentro (alguns acertaram), pois então fui aguçando ainda mais a curiosidade da turma, falei que nem iria abrir, pois ninguém acertou,...
Então abri o saco e fui chamando alguns para retirar algo do saco, havia colocado dentro, frutas de plástico, talheres, embalagens de alimentos, enfim, tudo o que representasse alimentação.
Expliquei, que iremos estudar sobre alimentação, que seria um projeto, interroguei: quem sabe o que é um projeto? saíram algumas ideias e pedi que pesquisassem no dicionário, e então expliquei como seria nosso projeto.
Fiz as perguntas do que já sabiam sobre alimentação saudável e também o que queriam aprender sobre o assunto! Fizeram perguntas bem interessantes!
Os alunos ficaram bem interessados e o projeto está fluindo super bem, alunos bem interessados!
Oi meninas!!! o título do meu projeto é: Valorizando o que é nosso!!!" Comecei perguntando para as crianças se sabiam o que era projeto, alguns já sabiam, responderam que era de casa, de carro e até mesmo de aprendizagem. mostrei para eles um projeto que estava no jornal e disse que iriamos trabalhar com um projeto chamado... perguntei para as crianças: o que é nosso? elas responderam e eu anotei no quadro. então mostrei imagens em slides do que é nosso como: corpo, ideias, duvidas, sentimentos, família, casa, amigos, cidade, Vale, estado... apo´s pedi para que as crianças retomassem O que é nosso? elas responderam e após fiz as perguntas e elas responderam: O QUE SABEMOS?
• Devemos cuidar da cidade;
• Devemos tratar bem os amigos;
• Devemos valorizar a natureza;
• Devemos dar mais valor à nossa família;
• Devemos cuidar do que é nosso;
• Cuidar do nosso corpo e saúde;
• Cuidar do Vale;
• Cuidar da escola;
• Dar continuidade às tradições;
• Cuidar para não ferir os sentimentos dos colegas;
• Esclarecer as dúvidas;
• Revelar as nossas ideias;
• A nossa casa é confortável, é o nosso aconchego.
O QUE QUEREMOS DESCOBRIR?
• Aprender a respeitar os amigos;
• Aprender a valorizar as nossas tradições;
• Aprender a dar valor a nossa casa, família e amigos;
• Como a cidade era e como é;
• Como manter boas relações em um ambiente escolar;
• Aprender a respeitar as ideias e as dúvidas dos outros;
• Aprender a cuidar mais da natureza;
• Valorizar os sentimentos dos outros;
• Dar valor ao Vale do Taquari;
• Refletir, conhecer e compreender melhor os nossos sentimentos;
• Conhecer a história do Vale do Taquari.
COMO IREMOS FAZER?
• Com pesquisas,
• Com debates,
• Com visitas,
• Com amor, entusiasmo, respeito,educação...
• Com livros.
LUANA MENEGHETTI
Olá profes e colegas! Meu projeto é sobre alimentação, e a minha aula de investigação foi a seguinte:
Descrição: A professora levará os alunos até o corredor da escola para aguardarem um pouco, enquanto isso irá expor vários cartazes pela sala com imagens de alimentos, da pirâmide alimentar, da roda dos alimentos e alguns dizeres, como: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, TENHA UMA BOA ALIMENTAÇÃO, DEVO MANTER UMA ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA, entre outros. Como também algumas sementes, como: noz macadâmia, noz chilena, nos pecã, tâmara, castanha de caju, castanha do Pará, amêndoa, pistache, aveia, chia, avelã e damasco, algumas frutas cristalizadas, como: laranja, figo e abacaxi, e um pão integral.
Então chamará os alunos e dirá que dentro da sala tem uma surpresa, que os alunos devem observar a sala com muita atenção. Deixará estes observarem e explorarem o que estará exposto pela sala e depois que já tiverem feito isso, será organizada uma roda de conversa, onde os alunos poderão expor suas ideias e dúvidas sobre o que viram. A professora irá anotando isso, depois explicará que iniciarão um trabalho sobre alimentação e questionará os mesmos sobre isto, quais suas dúvidas e o que já sabem sobre este tema. Tudo será anotado e a professora explicará que montará um cartaz com o que os alunos já sabem, com o que querem descobrir e como irá ser feito isto e irá trazer na próxima semana, para então iniciar o trabalho.
Os alunos ficaram super curiosos quanto as sementes e frutas cristalizadas, e a professora foi questionando-os sempre mais... e sugiram os seguintes resultados:
• Como são feitas as frutas cristalizadas?
• Com frutas cristalizadas dá para fazer suco?
• Como se faz pão integral?
• O que é pirâmide alimentar e roda dos alimentos?
• Como são as comidas em outros lugares do mundo?
• Sobre castanha do Pará, amêndoa, pistache, damasco e aveia;
• Nutricionista - o que é, o que faz, para que serve?
• Aprender a cozinhar;
• Ver verduras crescendo, se desenvolvendo.
Beijos a todos. ANA CRISTINA KICH
Olá gurias... O meu projeto envolve planetas, astros e constelações, e o título do mesmo é o seguinte: "Viajando pelo espaço vou conhecer constelações,
astros e planetas...". A aula de investigação foi realizada da seguinte forma:
* Descrição:
1° momento: A professora trará diferentes imagens sobre diferentes planetas, astros e constelações, palavras chaves como big bang e outras, e o globo terrestre dentro de uma caixa. Em seguida será realizada a dinâmica da caixa musicada, onde o aluno que estiver com a caixa quando a música parar, deverá tirar algo da caixa e mostrar para todos os colega. Em seguida a professora questionará os alunos sobre o que eles sabem sobre essa imagem, o que eles gostariam de saber/aprender e como nós poderíamos fazer para descobrir isso. Dando continuidade, a dinâmica continua e será feito o mesmo processo até terem sido tiradas todas as imagens da caixa e terem sido feitos todos os questionamentos para os alunos.
Os alunos ficaram super interessados pelo assunto, e a partir dai surgiram os seguintes resultados:
O que sabemos?
- No Sol não existe vida e se chegarmos perto dele, queimamos.
- Os americanos foram os primeiros a chegar à Lua.
- Existem meteoros.
- O sol é uma estrela, e as estrelas diminuem até virarem um buraco negro.
- Cada estrela é um planeta.
- A estrela cadente é um meteoro.
- A Lua cabe 257 vezes dentro da Terra.
- Na Terra há um pouco de gravidade, pois se não houvesse não conseguiríamos pular.
- O Big Bang foi uma explosão.
- A Terra já foi ameaçada de morte.
- O mundo era uma estrela que depois virou a Terra.
- Demora meses/anos para chegarmos em outros planetas.
- Existe um planeta que tem muita gravidade e parece que temos 2.000 Kg nas costas.
O que queremos descobrir?
- Por que o ar é diferente em outros planetas?
- Em outros planetas tem gravidade?
- Qual o planeta que tem “argolas”? O que são?
- A Lua é maior que a Terra? Qual seu tamanho?
- Por que a Lua caminha junto conosco?
- Quais são as partes da Lua?
- Como a Terra gira? Por que não caímos?
- O que é a Via Láctea?
- O que é rotação e translação?
- O espaço é infinito?
- O céu é maior que o mundo, ou vice-versa?
- Se vamos com uma nave para o espaço, flutuamos sempre?
- Se saímos da Terra para ir para um lugar e voltamos muito rápido, pegamos fogo?
- De onde vem o meteoro?
- Qual é o planeta maior?
- Por que agente enxerga uma parte da Lua se ela é redonda?
- Como foi criado o mundo?
- O que é o Big Bang.
- Se formos para a Lua, podemos voltar?
Como iremos fazer?
- Fazendo pesquisas na internet.
- Criando planetas com isopor.
- Fazendo a sequência dos planetas com caixas e isopor.
- Fazendo uma experiência de gravidade.
- Olhando vídeos que falam desse assunto.
Abraços, Alessandra Ruwer.
Olá meninas, o meu projeto é sobre : '' O UNIVERSO E SEUS MISTÉRIOS..'' na minha aula de investigação levei para sala de aula um ''abajur'' que mostra várias estrelas, planetas, satélites ao redor da sala. Para preparar a turma disse para todos se sentarem em um círculo no chão da sala e fecharem os olhos. Assim coloquei o ''abajur'' no meio, e liguei-o. Quando abriram os olhos ficaram surpresos , e não pararam mais de falar.'' - Olha que legal, estrelas, olha ali...'' foi muito legal a investigação. Os resultados foram os seguintes:
O QUE SABEMOS?
* A lua existe pois vemos ela no céu;
* Estrelas, nuvens, planetas e estrelas cadentes também existem;
O QUE SABEMOS?
* Como a estrela é feita, ver a estrela como ela é de verdade;
* Como a lua , o sol, o planeta terra, as nuvens e a estrela cadente são feitos;
* Se existe ET'S;
* Quantos planetas e estrelas tem ao todo ;
* Quantos seres vivos ao todo ;
* O maior país;
* Como é uma espaçonave;
COMO IREMOS FAZER ?
* Pesquisar : internet, livros, dicionário, revistas . . .
* Fazer maquete de argila.
Nome: Bruna Fernanda Prass
Desenvolvendo na turma: 3º ano da Escola Pedro Scherer
Olá caras colegas de estágio. O projeto da minha turma e eu envolve: PROPRIEDADES RURAIS!O projeto do segundo ano A, DA ESCOLA JOÃO BEDA KÖRBES, tem como tÍtulo: COCORICOCÓ, MUU MUU, OINC OINC: A VIDA EM UMA PROPRIEDADE RURAL.
A investigação occorreu por volta da metade do mês de Maio... Foi um momento único e significativo para o princípio de tudo. E foi através deste momento que teríamos toda a trajetória do nosso projeto.
Inicialmente dividi a turma em pequenos grupos, coloquei uma musica bem legal de fundo(sons da natureza...) e distribui livros e revistas que tivessem haver com a temática fazenda, animais, agricultor... Durante alguns minutos manusearam, leram, e começaram a discutira respeito do tema ser igual entre os mesmos.
Em seguida pedi para fazerem um semí círculo com as classes e juntamente comigo observassem algumas imagens também relacionadas ao tema. E com grande convicção este foi o momento mais admirável, esplêndido, fabuloso, maravilhoso,surpeendente,incrível e verdadeiro. Uma autêntica enchurrada de perguntas que não queriam calar! De primeiro momento até fiquei assustada como as crianças poderiam fazer perguntas tão simples mas ao mesmo tempo complexas. E das imagens foram apreender minimos detalhes; até então não percebidos por mim.
os principais questionamentos foram:
*QUAL A DIFERENÇA ENTRE CHÁCARA,SÍTIO E FAZENDA?
* QUAL A DIFERENÇA ENTRE ROÇA E HORTA?
*PORQUE UMA GALINHA TEM PINTINHOS DE DIVERSAS CORES?
*QUAL A DIFERENÇA ENTRE GALPÃO E POTREIRO?
*O QUE DÁ PARA FAZER COM O TRIGO?
*SERÁ QUE TEM TETAS PARA TODOS OS PORQUINHOS, NA PORCA?
*A VACA PRECISA DO BOI PARA DAR LEITE?
* A GALINHA PRECISA DO MACHO PARA CHOCAR OS OVOS?
*QUAL A DIFERENÇA ENTRE BOI E VACA?
Foi a partir dai que principiamos a largada para a descoberta das seguinte indagações.
E então tratamos de ver por onde conseguiriamos refutar e respondê-las.
*CONSTRUÇÃO DE UMA MAQUETE
*LEITURA DE HISTÓRIAS INFANTIS
*MÚSICAS
*PESQUISAS
*VISUALIZAÇÃO DE VÍDEOS E FILMES
*ORGANIZAÇÃO DE NOSSAS DESCOBERTAS POR MEIO DE UM MURAL
*TEMATIZAÇÃO DA SALA
*INVESTIGAÇÕES
*VISITA A UMA PROPRIEDADE RURAL
E FOI ASSIM A ABERTURA E ORIGEM DO NOSSO PROJETO!
ESPERO PODER TER AUXÍLIADO VOCÊS COM ESTA EXPERIÊNCIA!
Olá gurias!
O nosso projeto é sobre o Universo.
Comecei a minha aula de investigação fazendo uma reflexão sobre o que é um projeto. Depois, tiveram que montar a frase "O Pequeno Planeta Perdido", que é o título de uma história do Ziraldo. Primeiro montaram outras frases, achei muito interessante. Depois, contei a história no Data Show, conversamos e então comecei a montar meu cartaz. Como não deu tempo nesse dia, terminei no outro. As questões que surgiram foram:
>O QUE SABEMOS?
*O Sol é uma estrela.
*A Terra é um planeta
*Existem estrelas.
*Marte é chamada de “planeta vermelho”.
*A Terra é chamada de “planeta água”.
>O QUE QUEREMOS SABER?
*Quantos e quais são os planetas?
*Onde estão as estrelas?
*Como a Terra gira?
*O que a Lua é?
*O que é um satélite?
*De onde vem os meteoritos?
*O que é o céu?
*A Terra foi o último planeta a ser descoberto?
*O que é um meteorito?
*O que é atmosfera?
*Vênus é o planeta mais brilhante?
*O Sol é mais quente no verão?
*O que é uma órbita?
*O que é meteoro?
*De onde veio o universo?
*Quantas galáxias existem?
*O que é uma galáxia?
*Por que o Sol brilha?
*Como os planetas flutuam sem cair?
*Da onde veio a gravidade?
*Qual a distância entre o céu e a terra?
*Por que os planetas são redondos?
*Do que as nuvens são feitas?
*De onde vem as estrelas?
*Existem quantas estrelas?
*Por que Marte é vermelha?
*O que é uma partícula?
*Por que Saturno tem anéis?
*Existe buraco negro?
*Por que o Sol esquenta?
>COMO FAREMOS?
*Pesquisar no Laboratório de Informática.
*Pesquisar na Biblioteca.
*Fazer entrevistas.
*Assistir vídeos e filme.
*Construção cartazes/paineis.
*Construção maquete.
*Confecção de um planetário.
*Pesquisar em diferentes meios de comunicação.
Estamos gostando, hihi!
Até mais :)
Oi colegas! Bom meu projeto é sobre "Dentes", o nome surgiu na própria aula de investigação, ( "Por que os dentes caem?", então irei relatar a forma com que a mesma ocorreu.
Descrição da aula de investigação
A professora organizará a turma em rodinha, e inicialmente fará a preparação para o trabalho com projetos. Para isso esconderá pela sala envelopes que após abertos revelarão partes de um quebra cabeça que montado formará a palavra PROJETO. Questionará a turma sobre a mesma, sobre o significado e a importância, irá nesse momento fazendo uma conversação, sobre como deve andar esse trabalho, sobre o que é um projeto. Revelará então que percebeu através de alguns acontecimentos nos últimos dias o surgimento de um tema para darmos início ao projeto da turma 23. O projeto “ POR QUE OS DENTES CAEM “.
A professora poderá então citar os acontecimentos. (Já descritos na justificativa)
Para investigar a turma sobre o que já sabem, e o que ainda gostariam de saber, contará muito com a ajuda da professora titular da turma (Mara), que relatará a eles um fato ocorrido na escola em que ministra as aulas pela manhã, como estão trabalhando com notícias a apresentação de uma de suas alunas sobre dentes à chamou muito atenção, pois a mesma relatou as reportagens além de trazer para a sala materiais concretos, como a gengiva, os dentes, e os amigos dos dentes: escova, fio dental, e pasta dental já que sua mãe é dentista. Aproveitando nosso trabalho então sobre dentes, a professora Mara pediu emprestado a sua aluna o material para que pudesse fazer esse momento com a turma 23.
Mostraremos então o material as crianças juntamente das reportagens fazendo comparações-flechas com a realidade, com a importância de uma estudo e um trabalho dirigido ao tema. Para enriquecer ainda mais este momento de motivação, procuraremos despertar a curiosidade e o interesse pelo o tema. Lançaremos nesse momento a importância do envolvimento dos alunos nesse projeto, relataremos sobre a necessidade de trazerem dúvidas e curiosidades. Para isso, desafiaremos a turma para que tragam sobre o tema notícias, reportagens, curiosidades, pesquisas e etc...
Cada aluno que trouxer então sua “colaboração” deverá em um determinado momento da aula e conforme o decorrer do projeto apresentar a mesma na rodinha para o grupo. Após todos terem trazido alguma colaboração a professora montará um livro, que cada dia um aluno levará para casa, afim de que seja atribuído no mesmo a colaboração dos pais sobre o projeto “Por que os dentes caem?”
Resultados da investigação
Durante a investigação muitos questionamentos e comentários surgiram, em meio a esses foi possível previamente captar o que as crianças já sabiam sobre o assunto e o que ainda queriam descobrir.
O que sabemos?
- Que os dentes caem.
- Que os doces prejudicam a saúde bucal.
- Que é preciso fazer diariamente a escovação dentária.
- Que quando se perde os dentes ficamos por algum tempo “banguelinhas.”
- Que “ir ao dentista não é legal. ”
- Que alguns dentinhos ficam doentes.
O que queremos descobrir?
- Por que os dentes caem?
- Quantos dentes temos?
- Diferença entre a dentição adulta e a infantil.
- Por que não devemos comer chiclé?
- Por que fazer a escovação todos os dias, e várias vezes ao dia?
- Qual a maneira correta de escovar os dentes?
- Dê que é formado o dente, o que tem por dentro dele?
- Pra que serve a gengiva?
- Por que os dentes são diferentes?
- Por que temos dor de dente?
- Por que os dentes do “fundo” ficam “pretos”?
- Por que “dói” ir ao dentista?
Como iremos fazer?
Através de recursos didáticos e de materiais concretos que possam servir como ponte de interação do conhecimento, de forma lúdica e também significativa.
- Palestras
- Filmes
- Conversas
- Reportagens
- Histórias
- Jogos
- Saídas de campo
Para isso o aluno será o agente mais importante dessa construção pois será através de dúvidas trazidas e do interesse apresentado que o trabalho será planejado e aplicado.
Olá, a temática do meu projeto é CONTOS DE FADAS, e tem como título "Além da imaginação, um faz de contas que acontece!".
Para a aula de investigação eu trouxe um saco e dentro dele havia fantasias,máscaras e acessórios relacionados com a temática. Deixei que os alunos manipulassem e criassem o que quisessem, e este momento foi simplesmente fantástico pois pude ver a alegria no rostinho de cada aluno em poder usufruir da imaginação. Após a manipulação das fantasias, coloquei algumas músicas que aparecem nos contos de fadas, e questionei-os de onde eram estas músicas, logo disseram das histórias(citando exemplos). Após fizemos uma conversação, onde questionei o que eles achavam e sabiam sobre os contos de fadas, surgiram coisas bem interessantes, tais como:
* Nas histórias os príncipes se casam com as princesas
* Os reis usam coroas
* Tem fadas e ela têm poderes e protegem
* Tem magia
* As bruxas fazem feitiços
* Os personagens usam roupas bonitas.
Para prosseguir, questionei o que eles gostariam de descobrir sobre os contos de fadas, os questionamentos foram:
* Existem castelos? Onde?
* Como é o castelo por dentro?
* Existem reis, rainhas, príncipes e princesas?
* Existe cabelo tão grande igual ao da Rapunzel?
* Qual é a história mais legal do mundo?
* Quem cria os contos de fadas?
* Todos os contos tem um final feliz?
O projeto já está em andamento, e está sendo uma SENSAÇÃO para os alunos, sempre sendo muito participativos em todas as atividades propostas.
Um grande abraço! Camila Fernanda Espich
Olá!Meu projeto é sobre Reciclagem.O título dele é "Reciclando, criando e preservando".Primeiramente expliquei aos alunos o que é um projeto, questionando-os se sabiam o que era um projeto, vieram várias respostas entre elas a de que com um projeto se aprende e foi dai que parti para explicar o que era um projeto, explicando que faríamos um.
Para a aula de investigação trouxe várias imagens em slides e vídeos e mostrei aos alunos, afim de deixá-los curiosos quanto ao assunto.Após mostrar as imagens, fiz um círculo com os alunos e no centro do círculo coloquei várias reportagens, encartes e livrinhos, deixando-os manipular o material. Em seguida fiz uma conversação com os alunos sobre o que viram fazendo os questionamentos?
*O QUE SABEMOS?
-Não devemos jogar lixo na natureza;
-Não devemos cortar árvores;
-Podem ser feitos brinquedos a partir da reutilização de materiais;
-Reciclar é bom para a natureza;
*O QUE QUEREMOS DESCOBRIR?
-Como funciona o processo de reciclagem;
-Do que é feito estes materiais reaproveitados;
-Quais as diferentes coisas que podem ser feitas através da reciclagem;
-Quais os benefícios da reciclagem;
*COMO IREMOS FAZER?
-Através de cartazes, vídeos, histórias, passeios, imagens, trabalhando com materiais concretos.
O projeto está em desenvolvimento e sendo adorado pelos alunos, que a cada dia esperam uma coisa nova. Abraços! Silvia Regina Pedrotti
Oie Meninas!
meu projeto é sobre Respeito com o seguinte título " Da prática do bem todos gostam! "
Para a investigação levei diversos materiais com o tema como livros, frases de pensadores, vídeos e imagens!Os alunos gostaram bastante dos Vídeos e dos livros e o resultado foi o seguinte:
O QUE SABEMOS?
* Que não é certo fazer isso com as pessoas
* Que todos gostam de ser tratados bem.
* Que as pessoas merecem respeito
*Precisamos respeitar para sermos respeita-dos
* Que não é legal dar apelidos
O QUE QUEREMOS DESCOBRIR?
* Por que antes havia mais respeito?
* Por que as pessoas são fofoqueiras?
* Por que antigamente havia mais paz?
*Quem foram as pessoas que tinham a intenção de promover a paz? E o que fizeram?
COMO FAREMOS?
* PESQUISAS
* BRINCADEIRAS QUE ENVOLVAM A TURMA
* PASSEIO
* ENTREVISTAS
Boa sorte a todas! Beijos Dani. Zagonel
Oi meninas! meu projeto envolve as estações do ano, calendário, signos e como o Planeta gira! O título é "abra cadabra o que vamos tirar da cartola? signos, calendários, planetas, estações do ano..."
DESCRIÇÃO DA AULA DE INVESTIGAÇÃO
1º momento: Primeiramente a professora irá escrever no quadro a palavra “projeto” e questionará os alunos:
- O que vocês acham que é?
- Vamos listar ao redor da palavra as nossas ideias.
Então, a turma irá procurar no dicionário a definição de projeto e a professora explicará que irão trabalhar com um projeto e, entregará xerocado, explicando seus conceitos que são:
PROJETO
No dicionário:
pro.je.to
s. m. 1. Plano para a realização de um ato: desígnio, intenção. 2. Redação provisória de qualquer medida (estatuto, lei etc.) 3. Constr. Plano geral de edificação, construção, gráfico e descrito.
Na internet:
As principais características dos projetos são:
• temporários, possuem um início e um fim definidos.
• planejados, executado e controlado.
• entregam produtos, serviços ou resultados exclusivos.
• desenvolvidos em etapas e continuam por incremento com uma elaboração progressiva.
• realizados por pessoas.
• com recursos limitados.
2º momento: Os alunos sentarão em círculo e a professora distribuirá em quatro cantos da sala os seguintes objetos: globos terrestres, fotos do nosso planeta, peças de roupas, alimentos de cada estação, painel com imagens de Janeiro no Brasil/Janeiro nos EUA entre outros, símbolos de cada signo, calendários... Deixando os alunos observarem os mesmos.
3º momento: A professora irá escutar o que cada aluno tem a dizer sobre o que exploraram.
4º momento: Os alunos irão responder aos questionamentos da professora.
- O que vocês observaram nisso?
- O que são esses objetos?
- O que vocês sabem sobre isso?
Então, ao irem conversando a professora irá aguçar a curiosidade das crianças em relação ao assunto.
5º momento: Após os alunos irão construir um cartaz, utilizando um cartaz de pregas, “o que sabemos” e “o que queremos descobrir”, então cada aluno receberá uma ficha para responder a pergunta. A professora explicará para as crianças que poderemos ir mudando as fichas conforme iremos descobrindo coisas novas sobre os assuntos.
AVALIAÇÃO DA AULA
Inicialmente organizei a turma para que pudessem sentar em círculo no chão, questionei os alunos sobre a palavra projeto, o que eles sabiam sobre isso: logo uma aluna respondeu que projeto eram trabalhos que as pessoas faziam. Então, entreguei a folha com a explicação de projeto e conversei com a turma sobre o mesmo. Juntamente com os alunos fizemos uma explosão de ideias sobre a palavra projeto.
Após lermos a explicação de projeto e explicar mais um pouco sobre o mesmo distribui pela sala os seguintes objetos: globos terrestres, fotos do nosso planeta, peças de roupas, alimentos de cada estação, painel com imagens de Janeiro no Brasil/Janeiro nos EUA entre outros, símbolos de cada signo, calendários... E de dois em dois, os alunos foram passando e observando. Logo deixei cada aluno falar o que observou e o que achou. Após a conversa questionei o que sabiam sobre isso, então alguns responderam que não sabiam. Entreguei as fichas onde cada aluno escreveria um pouco sobre cada objeto que viu, falando sobre o que sabe e o que quer descobrir.
Alguns alunos pediram auxílio para poderem escrever certo, dando sua opinião. Os alunos ficaram agitados com esta atividade diversificada e sentaram-se em frente aos objetos para escrever sobre os mesmos, observando detalhadamente novamente.
Após os alunos escreverem expomos o cartaz de pregas, sobre “o que sabemos” e “o que queremos descobrir”.
RESULTADOS DA INVESTIGAÇÃO
O QUE SABEMOS?
*O Planeta Terra gira.
*Os signos são importantes para os gregos.
*As estações do ano são primavera, verão, outono e inverno.
*O calendário tem dias e meses.
O QUE QUEREMOS DESCOBRIR?
*Por que não ficamos tontos enquanto o Planeta Terra gira?
*O que são os signos?
*O que é o calendário?
*O que são as estações do ano?
*O que é globo terrestre?
A turma está adorando descobrir esses assuntos diferentes o projeto está super legal!
Olá meninas meu projeto é sobre música, e o titulo é "QUE SOM É ESSE?"
Aula de investigação:
A Professora fará com as crianças o jogo da forca da palavra PROJETO, e as crianças deverão ir falando letra por letra até ser formada a palavra.
Após, a professora perguntará: “Alguém sabe o que é um PROJETO?”
Deixará que as crianças falem suas ideias, e após, explicará que um projeto é aquilo que pensamos, planejamos, sonhamos e colocamos em prática, por exemplo: “Meu projeto de vida é comprar uma casa, mas para isso o arquiteto terá que fazer um projeto dela” Então, a professora mostrará figuras de plantas de casas e dizer isso é um projeto, e precisamos disso para construir uma casa e realizar um sonho.
A professora levará as crianças para o pátio e lá, terá colchonetes espalhados pelo chão, então pedirá que se acomodem cada um, em um colchonete, de forma que fiquem relaxados, deitados em boa posição. Após pedirá que fechem os olhos e fiquem em silêncio por um minuto, só escutando os sons que terá no local, ex: carros, passarinhos, outras crianças brincando, vento das árvores balançando e etc.
Passado o tempo determinado, a professora pedirá que abram devagar os olhos, mas continuem deitados, e à medida que ela for chamando poderá sentar-se no colchonete.
A professora irá chamando e questionando-os o que escutaram, cada um irá falar o que ouviu, e comparar se é a mesma coisa que o outro ouviu, se é som bom ou ruim.
Voltando para a sala, a professora colocará no rádio diversos tipos de músicas, como sons da natureza, músicas eletrônicas, músicas clássicas, infantis.
E as crianças terão que fechar os olhos, e em um papel ir fazendo traços de acordo com a velocidade, melodia, da música. Se a música for lenta, traçar bem devagar, se a música for mais rápida traçar mais rápido.
Após deverão comparar os desenhos.
Com isso, a professora questionará: O que eles escutaram lá na rua, é a mesma coisa que escutaram aqui dentro da sala?
Então explicará que existem diversos tipos de sons, que podem vir através da música, sons que a própria natureza produz que as pessoas produzem: batendo palmas, estalando os dedos, engolindo algo, os sons dos animais, dos carros, de instrumentos, de máquinas.
Enfim, várias maneiras de produzir sons.
Em seguida, a professora pedirá para as crianças quais tipos de músicas elas conhecem, quais elas mais gostam, quais elas sabem cantar e dançar.
Mostrará para as crianças, figuras de instrumentos, partituras de música, CDS, FITAS K7, DISCO DE VINIL, TOCADOR DE DISCO e etc.
Então, a professora mostrará para as crianças um mural onde terá escrito: O QUE JÁ SABEMOS? E perguntará para elas o que elas já sabem sobre a música, e as crianças terão que falar tudo o que sabem.
E depois outro mural, onde terá escrito: O QUE QUEREMOS SABER? E eles responderão tudo o que querem saber a respeito da música.
O QUE JÁ SABEMOS?
• Já sabemos que existem vários tipos de músicas.
• Existem vários cantores e músicos.
• Precisa instrumentos musicais.
• As pessoas ficam alegres escutando músicas.
• Ficamos com vontade de dançar quando escutamos músicas.
• Algumas músicas têm letras e outras não.
• Sabemos cantar algumas cantigas de roda.
O QUE QUEREMOS DESCOBRIR?
• Queremos descobrir quanto tempo a música existe.
• Quais foram os primeiros instrumentos.
• As notas musicais.
• Conhecer diversas letras e ritmos.
• Conhecer os principais instrumentos da atualidade.
• Os gêneros de músicas que existem
• Como foram criados os instrumentos dos índios?
• Quais são os instrumentos que não precisam de notas musicais?
COMO IREMOS FAZER?
* Iremos utilizar diversos materiais concretos, como alguns instrumentos musicais para conhecer e descobrir os ritmos;
* veremos videos relacionados ao tema
* confeccionaremos nossos próprios instrumentos através de sucatas
*Leremos diversos tipos de texto sobre o surgimento da música e entre outros.
* Leremos também diversas historinhas sobre música, ritmo, instrumentos.
Olá meninas!!!
Meu projeto é sobre os animais e surgiu da grande curiosidade que os alunos apresentam sobre diferentes animais.O título do meu projeto é Que animal é esse?
Bom, minha aula de investigação foi a seguinte:
Organizei a turma em um círculo e conversamos sobre os animais, quais eles conheciam, como eles eram, onde viviam, enfiam sobre tudo que sabiam a respeito de animais. Em seguida contei a história: Corpo de gente e corpo de bicho, de Mick Manning e Brita Granstrom utilizando o data show. Após explorei a história com vários questionamentos. Em seguida trouxe uma caixa surpresa com vários materiais: imagens, livros, curiosidades e informações sobre diversos animais para manipularem.
Após então conversamos sobre tudo que vimos sobre os animais e questionei o que gostariam de aprender sobre os mesmos. As respostas foram as seguintes:
O QUE SABEMOS:
-Os cães se comunicam latindo, balançam o rabo quando estão felizes e ficam atentos quando algo se mexe.
-Os gatos quando escutam algo, colocam as orelhas para trás.
-O cachorro é amigo do homem.
-Se damos chocolate aos cães eles ficam ruins e quando estão com dor de barriga comem grama.
-Todo animal que é treinado vira animal de estimação.
-Se destruirmos o meio ambiente os animais morrem.
-Existem animais herbívoros e carnívoros.
-Aranha come formiga.
-As baleias comem vários peixes.
-As sucuris comem animais enormes e ficam seis meses fazendo digestão.
O QUE QUEREMOS DESCOBRIR:
-Como vivem os morcegos, sua alimentação, pele, como dormem;
-Como os animais nascem;
-Qual é a maior baleia e o maior leão do mundo;
-Como é uma jaguatirica, um escorpião e um elefante;
-Como são as cobras, qual é a mais venenosa e qual é a menos, porque se rastejam;
-Porque existiram tantas espécies dinossauros;
-Porque o gato consegue ouvir de muito longe;
-O que são insetos;
-O que são animais herbívoros e carnívoros;
-Porque alguns animais possuem coluna e outros não;
-Porque os animais existem;
-O que é extinção.
COMO IREMOS FAZER:
-Estudando;
-Pesquisando na internet e livros;
-Observando os animais e a natureza.
Vanessa Schneider (1)
Oi meninas! O nosso projeto, meu e da turma do 2º ano B da E.M.E.F João Beda Korbes foi intitulado “De onde Vem?”
AULA DE INVESTIGAÇÃO:
A investigação ocorreu da seguinte forma: A professora motivou os alunos para confeccionarem um álbum de figurinhas.
Este álbum contém números e as figurinhas correspondentes aos mesmos. Mas a professora explicou que para conseguir completar o álbum por inteiro, terão de resolver um desafio. O desafio foram cálculos, que aconteceram de forma que cada aluno deveria retirar com a professora uma ficha com o cálculo, com o resultado encontrado deveriam procurar no pacote da professora a figurinha correspondente ao resultado. Quem não encontrasse o resultado, passaria a vez, e tentaria uma nova figurinha.
Os alunos por fim, colaram as figurinhas que conseguiram no álbum, cada figurinha no seu devido lugar.
As figurinhas foram de PESSOA, MUNDO, REFRIGERANTE, AÇÚCAR, CHOCOLATE, PAPEL, VIDRO, TECIDO, ENERGIA DO CORPO HUMANO, COURO, FERRO, ÁGUA, INVERNO, LEITE.
Após a construção, a professora motivou os alunos para uma roda de conversa. Questionou sobre uma das figurinhas:
- O que sabem sobre?
-De onde surgiram?
- Como são produzidas?
- De onde vieram?
Em seguida registraram “O que sabemos?” sobre a figura em um espaço abaixo dela no álbum. Ao lado dessa pergunta encontra-se outra pergunta “O que aprendemos?” Que será completada depois do estudo mais aprofundado, ou seja, ao fim do projeto. Assim, sucessivamente com todas as figuras.
AVALIAÇÃO DA INVESTIGAÇÃO:
Dizia Jean Piaget que “ A primeira meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas; homens que sejam criadores, inventores, descobridores. “
E para que os alunos busquem novos ideais é essencial estarem motivados e cientes do que querem descobrir. É nesse meio que entra a função do professor: oportunizar situações, motivar, incentivar, questionar, desafiar.
É com esse propósito que desenvolvo meu trabalho. Lancei sementes e elas, com o tempo, brotarão.
A turma em geral estava com a curiosidade aguçada para construir um álbum de figurinhas. O desafio a ser enfrentado pelos alunos para conseguir as figurinhas foi levado seriamente. Todos se dedicaram, se concentraram para realizar os desafios matemáticos, e quando necessário utilizaram o material concreto, ou seja, palitos de picolé para contar.
Todos os álbuns foram completados e o objetivo foi alcançado. Notei um brilho no olhar dos alunos nessa atividade.
A turma é detalhista no uso de cores, por isso levaram um bom tempo para colorir as figurinhas e construírem uma capa bem legal para o álbum. Utilizaram miçangas, tecido, recortes de revistas... São muito criativos.
Ouvi dos alunos “Que legal essa figura!, Qual será a próxima?” E isso acabou me entusiasmando ainda mais. E com tanto entusiasmo, os momentos de conversação foram mais extensos e intensos. Motivei a turma a colocarem sua opinião sobre a origem de determinados produtos e o registro desse conhecimento levou mais tempo que o esperado.
Percebi que a turma tem desejo de conhecer, e tem muitas aprendizagens a construírem sobre essa questão.
Vanessa Schneider (2)
Será um projeto que trará muitos conhecimentos, tanto para os alunos como para mim, pois somos todos aprendizes.
O QUE SABEMOS?
Pessoa: Deus retirou uma costela de Adão e criou a primeira mulher.
Mundo:Foi Deus que criou o mundo e todas as coisas que existem nele.
Refrigerante: É feito em fábricas, misturando água, açúcar, gás e fruta.
Açúcar: Peneiram a água doce e assim aparecem os cristais do açúcar.
Chocolate: Vem de uma fruta, e para ser feito é necessário misturar leite e Nescau.
Papel: é feito com folhas de eucalipto, passando por máquinas. È colorido com tinta.
Vidro: É esquentado e forma o vidro.
Tecido: É produzido em fábricas e é feito com lã e agulha.
Energia do corpo humano: Vem dos ossos que constituem o nosso corpo, da água e das veias.
Couro: Vem da pele dos animais e é feito no curtume.
Ferro: É retirado do lixão, é derretido e reaproveitado.
Água:É retirado dos rios, passa por um filtrador e é colocado na Caixa de Água, assim chega a nossa torneira.
Inverno: vem do Pólo Norte
Leite: Vem da vaca e das mães.
O QUE QUEREMOS DESCOBRIR?
Várias são as curiosidades dos alunos e várias são as indagações e várias serão as propostas para desafiar os alunos para novas descobertas.
- Conhecer a origem de alguns produtos, assim como o local e o processo de produção;
- Importância dos produtos para o ser humano;
- Utilização do produto;
- A natureza como fonte da matéria-prima;
- Origem dos produtos: animal, vegetal, mineral;
- A importância do consumo de produtos naturais X produtos industrializados;
- Devastação da natureza X preservação.
- Conhecer a história do surgimento do mundo e de tudo que existe nele;
COMO IREMOS FAZER?
Para bons resultados é necessário um objetivo que já está traçado, curiosidade e interesse dos alunos, que já foi demonstrado em momentos anteriores, como também a motivação para buscar novas aprendizagens, e é nesse momento que o professor deve problematizar, questionar, incentivar, para então os alunos quererem a cada instante, conhecer mais e mais.
Durante o projeto será construído um portal, no qual os alunos viajarão toda vez que iniciarão um novo estudo. O portal será em forma de porta que irá do nosso mundo para o “ Mundo de Onde Vem!” Essas portas que transportarão são baseadas no filme “Alice no País das Maravilhas” que também será assistido, explorado e trabalhado.
No decorrer serão realizados muitos momentos de pesquisa, onde os alunos deverão buscar respostas as suas perguntas, produções de texto coletivas e individuais, leituras, vídeos, dramatizações, jogos e construções artísticas.
As áreas mais envolvidas serão ciências e geografia, tendo como maior fundamento o conhecimento do meio onde vivem. Por este motivo também ocorrerão passeios à algumas indústrias do bairro no qual estão inseridos e a Fruki localizada na cidade de Lajeado.
Procurarei envolver os alunos de forma dinâmica e significativa, estimulando-os a se sentirem capazes de buscar e construir algo novo e diferente.
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