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terça-feira, 8 de abril de 2008

REFLETINDO A RESPEITO DOS PROJETOS DE APRENDIZAGEM!

“O educador que tem como compromisso ser agente de transformação social não pode deixar de procurar o melhor caminho para vencer o desafio de mudar seu próprio modo de pensar e de proceder; tampouco pode esquecer sua missão de facilitador do crescimento de seus alunos, contribuindo, desse modo, para que as gerações futuras possa usufruir uma existência mais digna.
Cabe, nesse momento, relembrar um fato, acontecido há mais de 40 anos, quando um experiente mestre, ao receber seus alunos em sala de aula, ouviu deles:
- Professor, por que ali, perto do portão da escola, formigas em fila carregam folhas cortadas para o buraco?
E o mestre, sorrindo, sem lhes dar a resposta, retorquiu:
-Digam-me o que vocês acham: para que as formigas fazem isso?
Algumas respostas surgiram de imediato:
- Para comê-las.
- Para armazená-las.
- Para fazer o ninho delas.
- Para estragar as plantas.
- Para criar os filhotes.
Detentor de uma didática muito avançada para o seu tempo, o professor continuou:
- Amanhã, tragam ferramentas de cavar. Na aula de Ciências, vamos descobrir não somente se as respostas estão certas, mas também como é o buraco por onde descem as formigas, a que profundidade está o ninho, e por que quando elas se encontram parecem se beijar ou dizer alguma coisa.
O velho mestre despertou a curiosidade dos alunos, motivou-os a refletir e a pesquisar novos saberes e a descobrir a tão desejada resposta.
Jorge Santos Martins
E você? O que tem feito para aguçar a curiosidade dos seus alunos para o projeto de aprendizagem que a turma desenvolverá? Como foi organizado e vivenciado o momento de investigação?


6 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Estou iniciando o Projeto de Aprendizagem sobre experiências, com uma turma de 4° ano(8, 9 e 10 anos de idade), na E.M.E.F Porto Novo; e tem como título: Grandes descobertas de pequenos cientistas.
A idéia surgiu a partir de experiências realizadas com a turma, onde percebi o incrível envolvimento de todos durante a atividade, o gosto pelo desconhecido e por atividades práticas. Decidi então fazer a investigação do Projeto vestindo um jaleco branco, colocar uma peruca, um óculos especial para experimentos e segurar dois tubos experimentais contendo anilina, água, óleo e glitter. Passei por entre os alunos, encenando a realização de uma experiência científica, sem falas, somente com expressões corpóreas. Brinquei com os alunos e admirei os tubos. Quando cheguei em frente ao quadro verde, gritei:- "Eureca!". Todos se assustaram e riram. Questionei-os então, sobre quem fala esta frase, quem eu era, e o que eu fazia. Os alunos responderam em coro e euforicamente: -"Cientista! Faz experiêêêêências!" Foi um sucesso.
A partir daí surgiram várias idéias e curiosidades, desde vulcões, ar, água, vento, plantas, à aquecimento global.
Os alunos estão supersatisfeitos com o Projeto, estão bem envolvidos em tudo, preocupam-se com cada detalhe, e estão ansiosos para colocarem as "mãos na massa"!
Tenho certeza absoluta que esse Projeto é e será muito significativo e repleto de intencionalidade!

Rosana B. Fachini

Unknown disse...

Iniciei hoje o projeto Sistema Solar coma turma da 3ª série da escola Pedro Scherer.O projeto tem o seguinte título: Terráqueos preparem-se: é hora de conhecer o que há de mais curioso no Sistema Solar. Fiz a investigação com fotos do Sistema Solar e dos planetas, as crianças amaram, a maioria nunca havia visto imagens como aquelas. A partir dessas imagens foram surgindo vários questionamentos a respeito do Sistema Solar, desde " Como o sol se move?" à "Por que as Três Marias(estrelas) ficam sempre juntas?"
Os alunos estão muito interessados pelo assunto!!

Jaqueline disse...

Iniciei meu Projeto sobre a "Evolução do homem e das principais características do meio", com alunos da 2ª série.
Eu estava bem empolgada, fiz a investigação levando diversas figuras bem diferentes e que "falavam" muito sobre o assunto.
Ao iniciar o trabalho não tive a "resposta" que esperava dos alunos, alguns estavam mais interessados em conversar com os colegas, mas resolvi começar a fazer questionamentos sobre as figuras para eles, eles começaram a olhar com o "olhar" que eu queria.
No fim apesar de não ser exatamente como eu esperava, em questão de empolgação dos alunos, deu certo, várias perguntas interessantes surgiram.
E iremos trabalhar a todo "vapor" em cima delas para que os alunos percebam que agente também aprende se divertindo!!

Andiara disse...

Estou trabalhando com a 2° série da escola Fernandes Vieira, iniciamos o projeto sobre ÀGUA,sob o título, "De onde vem, para onde vai e o que acontecerá com toda a água que aparece no mapa?" O interesse pelo assunto surgiu quando levei um mapa para a a sala de aula e as criança começaram a questionar o que era a coisa azul, e a branca (polos).... quem vive lá....
Um menino perguntou,,,,profe,mas se tem tanta água, é verdade que vai acabar?
Para a investigação levei um globo terrestre, mapas, fotos, revistas, livros e água.... Saíram perguntas muito boas. Uma delas foi....
Profe, se o mundo é redondo, como a água não cai? Como a CORSAN faz pra levar água na nossa casa?.....
Foi muito legal, as crianças demonstraram ter noções sobre o assunto e ser bem investigativas mesmo.....

Unknown disse...

Estou iniciando um trabalho com oc meus alunos do 2º ano sobre diferenças, com o título:" NORMAL OU DIFERENTE?? OU O NORMAL É SER DIFERENTE?!". Tenho como base para este preojeto as freqüentes discuções entre os alunos sobre o tema,pois eles viam como diferente somente alguém que não conseguia fazer o que eles faziam. Este assunto teve uma maior proporção em uma aula de Educação Física quando coloquei um aluno especial em uma equipe e eles reclamaram dizendo que iam perder pois ele era "diferente". Surpresa para todos a equipe deles foi a que mais fez pontos. Questionei então se eles eram todos iguais? qual as diferenças entre cada um?
Após iniciei a investigação, onde levei para a sala de aula várias gravuras de diferentes povos e nações em diferentes situações como:cego, cadeirante, japonês, negro, índio, ....Proporcionando uma roda de conversa, foi muito legal ver os própios alunos chegarem a algumas conclusões com: somos pessoas e dai somos iguais mas todos somos diferentes, uns loiros, outros negros,....
após fizemos um cartaz aproveitando uma propaganda de uma revista da mineradora VALE DO RIO DOCE onde ele cita que o que importa são os nossos talentos. O título do cartaz foi "O BRASIL PRECISA DE GENTE ASSIM"
fOI TRI FAZER ESTA INVESTIGAÇÃO E VER A ATENÇÃO DAS CRIANÇAS NO MTEMA.